Bolo de Cenoura e Alfarroba com recheio de Nutella Caseira



Quem já me conhece sabe que Domingo é dia sagrado no que toca a ficar em casa. Andar de pijama e meter-me na cozinha é um must. Hoje estava com vontade de comer um bolo, resultado: saiu um bolo! Não sei como, mas saiu bem à primeira e está absolutamente delicioso! Esta é a minha receita para um bolo totalmente vegan, gluten free, lactose free e light! É uma ótima maneira de enganar os miúdos que gostam de um bolo de "chocolate"!

Ingredientes
2 Cenouras
1 chávena de chá Farinha de Alfarroba
1/2 cháv. de chá de Farinha de Soghum
1 e 1/2 cháv. de Farinha sem glúten
1 cháv. de açúcar amarelo
1 Banana
1 pitada de Flor de Sal
1 colher de sopa de óleo de côco
1 cháv. de café de Leite de Quinoa



Preparação
Forno pré-aquecido a 180º
Num processador, juntem as cenouras, descascadas e cortadas em bocados grossos, a banana e o óleo de côco. Misturem.
De seguida, juntem o açúcar e a pitada de Flor de Sal e misturem novamente. Quando estiver tudo homogéneo, deitem as farinhas e o leite. Misturem até terem uma mistura consistente mas que se consiga mexer.
Untem uma forma com óleo de côco e um pouco de farinha de alfarroba e distribuam de forma a que esteja tudo coberto.
Coloquem a mistura do bolo na forma e levem ao forno cerca de 20min a 30min. Depende muito da potência do forno, portanto vão picando com um palito até que este saia completamente limpo.
No final, retirem o bolo e deixem-no arrefecer. Está pronto a servir simples, mas como viram na imagem, ainda há chocolate e manteiga de amendoim, que virá de seguida um ótimo recheio!




Ingredientes: 
2 Tabletes de Chocolate
1 colher bem cheia de Manteiga de Amendoim biomit
2 pacotes de natas sem lactose/natas de côco

Em banho maria, aqueçam a manteiga de amendoim e retirem antes de começar a ferver. De seguida, coloquem o chocolate bem partido em cacos e desliguem o lume quando começar a água a ferver. Vão mexendo, devagar até que esteja tudo derretido.
Numa taça, batam as natas bem frias até começarem quase a ficar fofinhas. Nesse momento, juntem 2/3 do chocolate com manteiga de amendoim. Batam na velocidade máxima até que solidifique mais um pouco e fique bem firme, quase como marshmallow.
Nesse bocadinho que têm para o bolo esfriar, deixem esta mistura no frigorífico a solidificar mais um bocadinho.
Quando estiver tudo bem firme e fresco, com a ajuda de uma faca, cortem o bolo em partes iguais e coloquem 1/2 do recheio. No topo, coloquem a outra metade e reguem no final com a restante parte do chocolate derretido, com ajuda de uma colher. Partilhem, com amigos!





Comentários

Mensagens populares