Caril de Soja

Sabem o que é olhar para um Caril, cheio de especiarias, camarão ou frango ou o que quer que seja, com um cheirinho maravilhoso que nos transporta para as praias de Goa num sunset espectacular?
Pois, não sei, o mais próximo que estive da Índia foi em Southall, nos arredores de Londres, ou no Martim Moniz, em Lisboa.
Não é de todo boa ideia uma pessoa com alergias, intolerâncias ou outras opções alimentares comer qualquer caril. Ou é da especiaria, ou do uso de natas para engrossar o próprio molho, ou o simples uso de produtos animais.
Com isto, surgiu a ideia de fazer um Caril de Soja, livre de produtos animais, glúten e lactose que dei a experimentar a um grupo de amigas num pequeno jantar.
Alerta! Este prato contém soja e mostarda. Podem retirar ambos, mas substituam a soja por mais 1 cháv. de ervilhas e 1 cháv. de cenoura em cubos

Ingredientes:
(para 2 pessoas)
2 Chávenas de Soja Texturizada Grossa
1 cháv. de arroz
1 Embalagem de Natas de Côco
1 cháv. de Espinafres
1/2 cháv. de lentilhas laranja sem casca
1 Fio de Azeite
1 Pau de Canela
1 Maçã
1 colher de chá de gengibre
1 colher de chá de mostarda (melhor se for em grão)
2 colheres de chá de Caril
1 colher de chá de Tandoori ou Garam Masala
1 cháv. de Abóbora
1 cháv. de Água
Coentros (q.b)
Sal (q.b)
Pimenta (q.b)

Preparação
Primeiro que tudo, preparar ingredientes. Não queremos confusão na cozinha, apesar de não ser a pessoa ideal para o dizer.
Coloquem a Soja de molho, pelo menos meia hora em água, após isso basta escorrer e espremê-las. Para melhores resultados, temperem com um pouco das especiarias e deixem marinar até 12h.
Lavem as lentilhas até que a água saia limpa.
Com as cebolas, cortem-nas em tiras.
Cortem a abóbora em cubos de 1x1cm.
Ralem uma maçã.
Coloquem arroz a fazer.

Na frigideira
Numa frigideira larga, coloquem o azeite, o pau de canela, a maçã ralada, o gengibre e o caril. Deixem fritar um pouco e de seguida, coloquem a soja.
Mexam de forma a que não tenhamos carvão à mistura.
Quando estiver dourada, juntem a abóbora e as lentilhas. Quando a abóbora estiver mais soft, coloquem as natas de côco e 1 chávena de água. Temperem com sal e deixem ferver. Baixem o lume. Após cerca de 20min, verifiquem as lentilhas e a soja. Coloquem os espinafres e desliguem o lume quando estiver tudo cozinhado. Piquem coentros e sirvam com arroz.

No prato terão imensos nutrientes, muito ferro e uma boa forma de reunir os amigos lá em casa! Para mais, dupliquem as medidas, tripliquem as medidas, quantos mais forem, melhor! Sirvam com um vinho branco ou uma sangria!






Comentários

Mensagens populares